QUANTO CUSTA VIVER EM MASSACHUSETTS

Vocês me perguntam muito sobre o custo de vida nos EUA. Resolvi escrever esse post pra tentar ajudar quem busca essa informação.

A primeira coisa que precisamos entender é que os EUA é um país composto por 52 estados que, juntos, fazem parte de uma Federação. Isso significa que cada um possui regras e leis muito particulares, e se compararmos a vida em cada um desses estados, vamos perceber o quanto Leis pode m tornar a vida das pessoas de um determinado lugar completamente diferentes de outros. Só pra se ter uma ideia, o salário mínimo é diferente em vários estados Americanos. Impostos Estaduais possuem alíquotas diferenciadas, dependendo de onde você vive. As tomadas de decisões dos Governantes locais acabam por criar condições e custos de vida totalmente diferentes, uns dos outros, em cada um dos Estados do país.

Como ultimamente tenho vivido em Massachusetts, no norte dos EUA, resolvi me basear nessa região, para que você que pensa em viver por essas bandas, possa se planejar baseando-se nesses números.  Nesse post, vamos nos focar nos gastos princiapais, para a manutenção da qualidade de vida e necessidades fisiológicas de cada pessoa, considerando os custos relacionados a Moradia, Almentação, Transporte, Seguro, Contas e Lazer.

Como minha vida aqui não é como é a da maioria das pessoas que já moram e se estabilizaram aqui, e eu preciso me organizar financeiramente considerando os meus ganhos em reais, vou levar em conta a pesquisa que fiz com amigos próximos que me disseram seus gastos, já que eles vivem uma vida, digamos, ”normal” de alguém que tem pretensão de continuar nos EUA, ganha em dóllar e não precisa se preocupar que aquele café gelado do Dunkin Donuts custe R$10,00 quando convertido para a moeda Brasileira. 😞
Então, vamos aos custos médios que eu encontrei, pesquisando com meus amigos brasileiros:

Moradia:
  • 1 Quarto – De $500 a $700,00 (normalmente com tudo incluso)
Eles alugam um quarto da casa de alguém. Isso é muito comum por aqui. As vezes, alguns donos de imóveis adaptam a casa para que sejam vários quartos, onde cada pessoa paga pelo aluguel do seu e dividem, em uso comum banheiro, cozinha, sala de estar e etc. Isso é muito normal nas proximidades de Boston, por causa dos estudantes que vivem naquela região.

  • Apartamento 1 Quarto – De $1100,00 a $1400,00
Na região de Clinton, Milford e Lowell os preos costuam ser melhores, enquanto em Marlborought, Framinham e Everett, um pouco mais caro.

  • Apartamento 2 Quartos – De $1400,00 a $1800

Outro fator que determina os preços dos imóveis é se o apartamento está recém-reformado ou não. Apartamentos mais velhos tendem a ser mais baratos.

Alimentação:
O custo de alimentação é muito variado, porque depende muito de como sua família se alimenta. Gostam de comer bobagens? O mercado vai ser mais barato. Gostam de comer saudável, muitas verduras, frutas e etc? Seu mercado pode ficar um pouco acima da média.
No geral, 2 pessoas gastam de $400 a $650, na média dos casais pra quem perguntei, sendo os que gastam mais, aquelas que pessoas que gostam de produtos especiais, não abrem mão de comer um corte de carne especial de vez enquando, comidas orgâncias e com apelo mais saudável, bebidas especiais, oleagesosas e etc. As pessoas que gostam mesmo é de sorvetes, refrigerante, congelados e afins, podem gastar até menos do que $400,00. Pensa num lugar onde comer mal é barato (e gostoso, confesso) 😉
Para casais com 1 criança, a média de gasto com mercado é de algo próximo de $600,00 a $900,00. Normalmente quem tem mais filhos não se dá ao luxo de gastar mais a vontade, então, não acho que os valores fiquem muito mais que $800,00 $900,00.

Transporte:
A maioria esmagadora das pessoas aqui utilizam carros para se locomoverem. Poucas pessoas moram mesmo no centro de Boston e não precisam de carro. Isso é mais restrito a estudantes ou pessoas que trabalham na própria cidade de Boston, e podem ser servidos por metrô e ônibus. A verdade é que somente lá o transporte público funciona ”adequadamente”. E como os trabalhos principais dos imigrantes estão localizados nos arredores de Boston, ninguém consegue chegar a lugar nenhum sem um carro. Por esse motivo, eu nem conheço pessoas que utilizam ônibus aqui nas regiões onde se concentram os brazucas. Mas falando de gastos com gasolina, os custos que se tem aqui são sempre baseados no preço do Galão da Gasolina (3.78L) que varia entre $2,5 e $3. Com aproximadamente $40 você enche a maioria dos tanques de carros populares por aqui. O pessoal que trabalha fora todos os dias me dizem usar aproximadamente 1 tanque por semana. Logo, na média o custo com gasolina é de algo próximo $160,00 mensais.

Seguro:
Pra quem tem carro, outro gasto que não pode faltar na ponta do lápis é o de seguro contra acidentes. Quando o carro é mais velho é possível fazer somente o Seguro contra acidentes a terceiros. Quando o carro é mais novo é obrigatório assegurar contra danos pessoais e a terceiros, então o valor do seguro pode variar de acordo com isso, além de outros fatores. Mas na média os custos com seguro para o carro ficaram $150,00 nas minhas pesquisas.

Contas:
Mais um gasto que depende do padrão familiar, mas considerando um casal com um filho os gastos médios foram:
Conta de Luz – $60
Água – Normalmente incluso
Hiring (Aquecedor) $15 no verão, $120,00 no inverno
TV a cabo – $100,00
Plano Celular para 3 pessoas – $100,00

Lazer:
Esse é bem difícil dizer. Lazer para alguns é comer um churrasco no fim de semana. Para outros é comer em restaurante, visitar parques e museus. Aqui vai alguns preços aproximados de opções de lazer, por pessoa pra você basear seus custos levando em consideração o tamanho e as escolhas da sua família:
Combo de Lanche no Mc Donalds: $8
Centros de Entretenimento (arremesso de machado, cama elásticas, jogos, laser tag e etc): De $10 a $30 por atração
Ticket de cinema: $12
Pipoca Grande e Refri on Cinema: $10
Ingresso SixFlags (Parque de Diversão): $50 (tem várias promoções)
Ingresso Aquário de Boston: $50
Acho que $200 de lazer já dá pra aproveitar os finais de semana de forma regular. Até porque não é todo mês que as pessoas vão a atrações mais caras como apresentações, show e etc.
Em resumo, esses sãos alguns dos valores envolvidos no custo de vida das pessoas que eu conheço. É claro que falta aí, manutenção de carro, reserva para emergência, gastos com remédios e outros gastos que acabam sendo mais variáveis. Mas acredito que com essas informações será fácil pra você estipular quais serão seus gastos.
Compartilhem essas informações, não se esqueçam de se inscreverem no meu canal no youtube. A gente se vê num próximo post.Tamo junto, é nóis, e fui!
Next PostRead more articles

Deixe uma resposta