O QUE VOCÊ PRECISA PARA SAIR DO BRASIL

Eu cheguei nos EUA há algum tempo e desde então, tenho tido a oportunidade de conhecer a história de um monte de pessoas que decidiram largar suas vidas e morarem nos EUA. É incrível como tem gente interessada em vir morar nesse país e curtir o American Lifestyle. Todos os dias recebo centenas de mensagens de pessoas interessadas em fazer parte dessa comunidade. Então, se você quer saber o que você precisa para morar nos EUA, aqui vai um resumo:

PESQUISA

Não adianta se aventurar ou querer algo do qual você não conhece  não sabe com funciona. Sair do Brasil não é tarefa simples e rápida. Convenhamos que, sem conhecimento, você dificilmente chegará a algum lugar. Se aventurar a desbravar um lugar desconhecido era para os exploradores do século passado que não tinham acesso ao Google e não tinham outra opção a não ser ”atirar no escuro”. Esse não é o seu caso. Se aventurar em algo que você não tem a mínima ideia de como funciona, além de irresponsável pode ser muito frustrante. Não conhecer não é o problema. Eu vejo muita gente me procurando com indagações como ”Oliver, eu quero muito morar nos EUA, sempre foi meu sonho. Me ajuda a realizar esse sonho”. Eu entendo perfeitamente que aquela é uma mensagem de desespero de alguém que enxerga possibilidades, mas não vê caminhos. Acontece que não ver caminhos em pleno 2019, com a internet moldando a forma como nós, seres humanos vivemos, nos conectamos e acessamos informações do mundo todo, é inaceitável. Então, nada de achar que algum salvador da pátria vai estender as mãos e te puxar da sua inércia. Bora, meter a mão na massa, fazer pesquisas, entender como a coisa toda funciona, o que brasileiros que já vivem fora fizeram pra chegar lá, quais são suas opções de morar em um determinado país, quanto vai precisar de grana e etc. Só com esses e muitos outros dados, seu planejamento poderá ser iniciado.

PLANEJAMENTO

Você não vai chegar a lugar nenhum, sem planejamento. É o segundo passo, depois de abastecer a sua mente com os ”caminhos possíveis”. Você vai precisar entender que se você planeja viver nos EUA, o começo de tudo é tratar esse seu desejo como um PROJETO. E projetos não acontecem da noite para o dia. Projetos são definidos por objetivos, etapas e prazos. Se você entender isso, você começará a encarar o fato de querer viver nos EUA como algo a médio prazo, pelo menos. Ninguém muda de país em 3 meses. Aliás, até mudam, mas os riscos da empreitada dar errado são considerávelmente altos. Então, se planeje, trace mapas e metas pra chegar lá. Após bastante pesquisa, você estará apto para começar a botar seu plano no papel e definir os STEPS pra alcançar o seu sonho. Se eu pudesse te dar uma dica, eu diria para desenhar esse planejamento baseando-se, inicialmente nas seguintes etapas:

  • Destino
  • Motivos
  • Estratégias utilizadas por quem já está
  • Minha estratégia
  • Quanto Dinheiro preciso
  • Como será minha vida lá
  • Cálculo de Riscos e Plano B

Se você abastecer suas pesquisas baseando-se pelo menos nesses tópicos, logo você sasberá como desmembrá-los em sub-tópicos que deixarão seu planejamento ainda mais seguro.

EXECUÇÃO

Esse é um dos passos mais difíceis. Pesquisar um assunto, desenhar um projeto e determinar o seu planejamento eu diria que é até viciante. Qunado você descobre as possibilidades, os caminhos, descobre o quanto é fácil ou pelo menos menos difícil do que você imaginava e o tanto de exemplos de pessoas que fizeram aquilo que você nem sequer imaginava que fosse possível. O problema é na hora do ”vamos ver!”, quando você já está com tudo pronto, um projeto desenhado, preparado financeiramente e a única coisa a se fazer é apertar o botão de START. É aí que o bicho pega e você se sente completamente estático e inerte em sair do lugar. O medo te paralisa. Surgem novas dúvidas, receios, você começa a imaginar possibilidades de dar tudo errado e é incrível quantas pessoas eu conversei, através das minhas redes sociais, nesse estágio.

Então, quando esse dia chegar, o dia de tirar o projeto do papel, saiba que esse medo virá e isso é muito normal. Você vai ter que vencê-lo e ultrapassar a barreira do ”e se…”. Todo mundo que chegou do outro lado, passou por isso. Eles conseguiram, você também vai conseguir.

Então é isso, meus amigos. Pesquisa – Planejamento – Execução. Esse são os três Pilares da sua saída do Brasil. Eu espero, sinceramente, que vocês consigam atingir o seu sonho e chegarem, com sucesso no seu objetivo.

A gente se vê num próximo post. Tamo junto, e nóis, e fui!
Next PostRead more articles

Deixe uma resposta